Beneficiário do Bolsa Família deve cumprir agenda de saúde em Feira de Santana

O beneficiário do programa Bolsa Família em Feira de Santana deve comparecer à Unidade de Saúde da Família (USF) e Unidade Básica de Saúde (UBS), situadas no bairro em que residem, para cumprimento da agenda de saúde na cidade de Feira de Santana. O acompanhamento é realizado duas vezes por ano. Nesta primeira vigência, que se encerra em junho, 42.127 famílias devem ser acompanhadas.

O não comparecimento dentro do prazo previsto pode resultar em cancelamento do benefício e desligamento do programa. A Secretaria de Saúde cumpre uma das condicionalidades do Bolsa Família, e é responsável pelo acompanhamento de crianças de zero a sete anos e gestantes.





De acordo com a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Saúde, Kátia Simões, as crianças são submetidas a avaliação de peso, altura e verificação do cartão de vacinação. As gestantes devem realizar o exame pré-natal e o puerpério, que é o acompanhamento pós-parto. “A agenda de saúde deve ser cumprida, para que as pessoas continuem recebendo seus benefícios”, explica.

A coordenadora reitera que os beneficiários devem procurar as unidades de saúde mais próximas de suas residências. “Não adianta ir para outro lugar. Até mesmo para evitar transtornos e contratempos”, observa. O acompanhamento foi iniciado em março.

“E vamos buscar o envolvimento de outros atores relevantes neste processo, como enfermeiros, nutricionistas, agentes de saúde, professores e equipes de assistência social que podem contribuir para facilitar as ações deste acompanhamento”, completa Kátia.

Fonte: Acorda Cidade





Deixe seu comentário