Desde o dia 1º de abril, o exame prático para quem tenta tirar a 1ª habilitação para veículo de quatro ou mais rodas passou por mudança. Antes a 3ª Ciretran exigia que fosse feito o exame de garagem, no qual o examinando teria que entrar em uma garagem feita de cones, sair e entrar novamente em outra. Agora o examinando deve estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis e, em seguida, conduzir o veículo em via pública, conforme determina o artigo 16 da resolução 168.
De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran, inspetor Silvio Dias, o órgão voltou a exigir o exame da baliza, que há algum tempo não era realizado em Feira de Santana. Ele explica que a cidade era a única do Estado BA que ainda realizava o teste em garagem. “Muda apenas o formato de exame que passa a ser a simulação do estacionamento na cidade de Feira de Santana. O examinando deve estacionar o veículo entre dois carros dentro de um determinado tempo”, ressaltou.
Segundo o inspetor da Ciretran, o órgão está se adequando ao que prevê a resolução 168, que trata da habilitação dos condutores que querem adquirir o direito de dirigir. Ele destacou que a mudança é importante, pois muitas pessoas, mesmo sendo habilitadas, não conseguem estacionar o carro.
“Agora vamos adequar e seguir a orientação da lei, pois existe essa necessidade dos condutores.
Muitas pessoas não sabem estacionar o veículo, porque não foram treinadas para isso”, destacou, acrescentando que a nova prova vale apenas para as pessoas que estão começando o processo para tirar a habilitação.
“As pessoas que já vinham tentando tirar a habilitação, perderam e estão tentando refazer os exames, não foram treinadas para fazer a baliza de estacionamento, então para elas vai continuar valendo a garagem. Mas para os novos, o teste já é com a baliza”, afirmou. De acordo com Silvio Dias, a mudança foi informada às autoescolas de Feira de Santana em novembro do ano passado.
Fonte: Acorda Cidade