Um dos mais influentes movimentos artísticos do século XX está sendo trazido para Feira de Santana através do projeto ArteSesc, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), com a abertura nesta quarta-feira, 26, às 19h, da exposição “Impressionismo – Histórias e suas Reflexões”, que segue até o dia 23 de julho.
O acervo da mostra é composto de 36 reproduções fotográficas de obras impressionistas de grandes artistas como Edouard Manet, Johan Barthold Jongkind, Louis Eugène Boudin, Claude Monet, Hillaire Degas, Pierre Auguste Renoir, Alfred Sisley, Armand Guillaumin, George Morren, Georges Seurat, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Georgina de Albuquerque, Antônio Garcia Bento.
A abertura do evento contará com apresentação de Cih Porto, artista plástica formada pela Escola de Belas Artes da UFBA e pesquisadora do Movimento Impressionista. O projeto inclui ainda a realização da oficina Impressionismo e Criação, que ocorrerá no dia 13 de julho, no auditório do Sesc/Feira de Santana.
A exposição tem a curadoria de Zuzana Paternostro, com organização do Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro); Museu de Arte de São Paulo e Museu D`Orsey (Paris).
IMPRESSIONISMO
O Impressionismo surgiu na França, em 1860 e foi caracterizado pela aversão à arte acadêmica ensinada nas escolas artísticas de toda Europa. Um dos elementos mais importantes para o Impressionismo foi o estudo da paisagem ao ar livre.
Em um primeiro momento, as novas representações artísticas não agradaram críticos e foram expostos em uma exposição conhecida como Salão dos Recusados, que fez tanto sucesso quanto o salão oficial da Real Academia Francesa de Pintura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana