Fiscais da Secretaria Municipal de Transpores e Trânsito (SMTT) notificaram 11 ônibus que fazem o transporte na cidade de Feira de Santana de passageiros, por apresentarem problemas diversos. A ação foi realizada na quinta-feira (14), nas três estações de transbordo.
Os veículos apresentaram defeitos e deficiências na iluminação interna, bem como problemas nos pára-brisas e no sistema de ar condicionado, entre outros problemas.
O secretário interino da pasta José Carlos Bacelar disse que os defeitos constatados pelos fiscais colocam em risco a integridade física dos passageiros. “Por isso determinamos a imediata substituição destes veículos por outros que não apresentavam os problemas”.
Ele ainda disse que o grande número de passageiros nas estações de transbordo, à espera dos ônibus que estavam atrasados, motivou a fiscalização. “Vamos ficar atentos a este problema. Estação cheia é sinal de problema”.
José Carlos Bacelar afirmou que é preocupação do Governo Municipal oferecer serviço de qualidade aos passageiros. “Por isso que estas fiscalizações estão sendo realizadas. É uma resposta às reclamações da sociedade”. (João Batista Cruz)
Fiscalização surpresa
Numa fiscalização surpresa, na tarde de quinta-feira, o secretário José Carlos Bacelar, encontrou seis ônibus articulados, também conhecidos como sanfona, parados na garagem da empresa Princesinha, uma das duas permissionárias do sistema integrado de transporte de passageiros de Feira de Santana.
Os veículos, diz o secretário interino, tem capacidade para transportar praticamente o dobro de passageiros do que um ônibus comumente usado no sistema. “A gente não entendeu por que estes veículos estavam parados na garagem e, a primeira impressão que tivemos, é que não apresentavam problemas mecânicos que justificassem não estar transportando pessoas”.
De acordo com José Carlos Bacelar, a empresa foi orientada a imediatamente colocar os veículos nas ruas, sob pena de sofrer sanções financeiras por parte da Prefeitura de Feira de Santana. “Seremos rigorosos, na aplicação das multas, quando a gente constatar situações semelhantes, porque as pessoas ficam esperando o transporte nos pontos enquanto os veículos ficam aqui parados”.
Os veículos eram usados em várias linhas. Ele disse que a fiscalização foi motivada pela reclamação dos passageiros, que esperaram horas pelo transporte em todas as estações de transbordo. “A gente resolveu verificar qual o motivo de tanto atraso e descobrimos”. José Carlos Bacelar afirmou que outras fiscalizações surpresas serão realizadas. As informações são da Secom.
Fonte: Acorda Cidade